sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Dúvidas quanto ao case.

Recebi e-mails com dúvidas relativas ao case, como acho que a dúvida de um pode ser a de muitos, publico aqui os e-mails com as respostas. Não identifiquei os remetentes.

Recebido em 23/02/2007
Professor, sou aluno do primeiro período da UNDB e queria tirar algumas dúvidas:
1-O que eu devo colocar no meu case em relação as questões fáticas, questões teóricas e questões técnicas? Eu quero dizer... o que são cada uma delas?
Resposta:
- as questões fáticas se referem a eventos relativos ao caso (ex. a autoria dos crimes foi confirmada? os crimes foram praticados por motivos políticos?);
- as questões teóricas se referem a conceitos (ex. o que é soberania? o que é refúgio?);
- as questões técnicas se referem ao funcionamento do direito (ex. quais os requisitos para a concessão de refúgio no Brasil? quais as etapas do processo de extradição?).
2-Em relação ao meu case, tenho medo de fazer um texto com uma linguagem muito simples e ao mesmo tempo poder fazer um texto com uma linguagem muita complexa, queria saber de que forma você e os outros professores avaliam essa situação.
Resposta: só posso falar de mim, escreva um texto simples e use corretamente a língua portuguesa.
PS. eu ainda não me adaptei ao acordo ortográfico.
Bom, por enquanto são apenas essas as minhas duvidas, ainda não comecei a fazer o case porque fiz primeiro o da reserva indígena e agora vou começar a fazer o do Caso Battisti. Espero que tenha entendido minhas dúvidas.
Resposta: eu também espero.
Recebido em 24/02/2009
Olá Professor, eu me chamo XXXXXXXXX, sou aluno do primeiro período vespertino e estou com dificuldades em dois ítens do case do caso Battisti.
1.1 contexto - gostaria de saber se no contexto eu posso ser bem amplo e abrangente. É nele que tenho que ir a fundo no caso? Algumas dicas de como construir meu contexto.
Resposta: o contexto é amplo e abrangente. Nele, você não irá a fundo no caso, deixe isso para o item 1.2. Há várias formas de contruir esse item, você pode experimentar começar falando da situação da Itália na época dos crimes e depois falar da trajetória do Battisti até ele chegar no Brasil.
1.2 Fatos - os fatos são os crimes de Battisti, as fugas, as decisões acerca do caso? Entao são essas as minhas dúvidas professor, aguardo resposta. Desde já, muito agradecido.
Resposta: os fatos também podem ser descritos de várias formas. Falar dos crimes é uma delas. Também é possível falar de como Battisti foi descoberto aqui no Brasil, do pedido de extradição, da comissão de refugiados.
Espero ter ajudado vocês e os demais. Outras dúvidas podem ser colocadas como comentários.

2 comentários:

  1. Professor ajudou com certeza!!!
    Parabens pela Ideia do blog e uma otima forma de comunicaçao mesmo!!! Foi uma ideia eficiente de sua parte!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde professor.
    As etapas do case final ainda não estão muito claras, por gentileza, gostaria de algumas orientações: devemos fazer comentários das discussões feitas nos pequenos e grande grupos? e por fim análise crítica da decisão da Comissão? Como assim?
    Obrigada!
    Lucinete.

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito bem vindo!