sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Comentários sobre a atividade de 17/02/2009

Seguem comentários sobre nossa tarefa.

Nossa tarefa do último dia 17 de fevereiro nos forneceu um pretexto para conversar um pouco sobre o que é a atividade política e o que ela apresenta como pontos positivos e negativos.

Nossa atividade foi semi-estruturada e não-dirigida, o que significa que foi dado a vocês um ponto de partida, mas não um ponto de chegada.

É esperado, nesse tipo de atividade, que vocês tenham sentido alguma inquietação, manifestada em perguntas a respeito da maneira como realizar a atividade, ou em questionamentos relativos ao tipo de resposta desejada pelo professor.

É parte da atividade não haver uma resposta para esses questionamentos. Assim, à tarefa explicitamente colocada, na forma de questões, somou-se uma outra, implícita, que consistiu em fazer um exercício de interpretação da própria atividade.

Notei que alguns se atiraram à tarefa com entusiamo, aproveitando a flexibilidade do momento para falar um pouco de suas próprias experiências e convicções políticas. Àqueles que aproveitaram a oportunidade para apresentar seu perfil político e conhecer um pouco mais o perfil dos colegas, meus parabéns! Vocês realizaram o que era esperado e acho que se divertiram com uma conversa agradável.

Percebi também que alguns colegas, por não haver entendido exatamente o que fazer, ou em razão de estar envolvidos em um grupo muito grande, ou por terem chegado atrasados, ou por simples desinteresse, se deixaram quedar à margem do diálogo, limitando-se a emprestar seus nomes para compor a equipe. Para esses, não posso dar parabéns, mas os encorajo a enfrentar seus obstáculos pessoais e a se fazer notar por um trabalho de qualidade, em outro momento.

Lembrem, vocês já estão no mercado de trabalho. Desde o primeiro momento de curso vocês estão definindo quem são os líderes, quem são os confiáveis, quem são os trabalhadores, quem são os bestas e quem são os sangue-sugas. Daqui a alguns anos, a postura de cada um vai se refletir em oportunidades de estágio e trabalho, em prestígio pessoal e respeito próprio.

Alguns serão cobiçados como grandes parceiros de trabalho, pessoas com as quais se pode contar. Outros serão discretamente postos de lado e talvez nem percebam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seu comentário é muito bem vindo!