sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Exercício 1

Escreva de 100 a 150 palavras sobre o maquiavelismo na política.

Lembram da estrutura que apresentamos em sala de aula? Tentem colocar em prática ao construir suas respostas.
É importante planejar para escrever, não tentem responder de qualquer jeito, pois frustrarão o objetivo do exercício.
Abração,
Rodrigo.

25 comentários:

  1. O maquiavelismo esta associado à idéia de traição, infidelidade, deslealdade. Para Maquiavel, um príncipe não deve deixar de usar a crueldade ou a trapaça se o bem do seu povo estiver sendo ameaçado. Por isso considera-se a “sua” famosa frase “os fins justificam os meios”
    Concordo quando Hobbes diz que a política “consiste nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem” e ainda acrescento, política é uma arte humana de influenciar e assim conseguir vantagens.
    A relação que vejo é que para conseguir vantagens o político faz uso do maquiavelismo. Uma vez que, ele é capaz de trapacear (no que diz a respeito da infidelidade), pois, como de costume, eles prometam algo e quando são eleitos virão as costas as suas promessas.
    Abraços, caíssa.

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  2. Maquiavelismo refere-se à ideologia de Nicolau Maquiavel, que defendia, entre inúmeras coisas, a obtenção da glória do governante. Na sua obra "o Príncipe", ele aponta que a importância maior não é a conquista do poder, mas sim a sua manutenção e como ela se dá. Para atingir tal objetivo, o príncipe recorre às mais diversas leis e armas utilizando-se da virtú, por isso a moral em Maquiavel não é fixa, varia de acordo com as circunstâncias.
    Política é a ciência que tenta conciliar os interesses em sociedade, a fim de atingir uma harmonia coletiva. A política pressupõe leis que as pessoas se dispõem a aceitar para o melhor manejamento do poder.
    Portanto, o maquiavelismo na política pode ser usado a favor do governante para que ele exerça maior controle sobre o poder e a sociedade, podendo agir diferentemente em cada situação sem estar sujeito à condenamento e visando um bem maior.

    Karina de Jesus

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  3. Muito bem.
    Temos aqui duas perspectivas bem diferentes.
    Aguardo outras.
    Rodrigo.

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  4. Maquiavelismo é um termo que designa a ideia do príncipe absoluto, que reúne em uma só pessoa todos os poderes e cuja vontade faz a lei. Um homem maquiavélico é um homem com virtú, na virtú estaria a essência do poder. Virtú seria coragem, valor, habilidade, capacidade, força, mérito etc. O príncipe virtuoso é aquele que não se deixa levar pela sorte.
    Política é uma negociação de interesse, é decidir quem manda.
    Para Maquiavel política é muito mais além, é conquistar o poder e manter este poder. Para isso é preciso a eliminação da resistência e sujeição dos aliados.O príncipe terá que ter boas armas, isto é poder para se manter e ser bom ou ser mal quando convém.

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  5. Primeiramente, é importante diferenciar “Maquiavelismo” de “Maquiavélico”. Maquiavelismo se refere às concepções políticas (Separação entre ética política e religiosa; Manutenção, estabilidade e legitimidade do Estado como fins políticos; Eficácia X Ética: eficácia é prioridade, desde que não ultrapasse a moralidade). “Maquiavélico” é adjetivo pejorativo, (sinônimo de perverso, amoral) que se baseia em “O príncipe” sem levar em conta o contexto em que foi escrito, e faz uso equivocado da máxima “os fins justificam os meios”.
    Política é a atividade humana de exercício do poder para obter a convivência organizada. Surgiu quando os homens passaram a deliberar sobre as regras que melhor orientassem a vida em sociedade, visando uma forma de vida qualificada.
    Portanto, utilizando o Maquiavelismo pode ser alcançada a convivência organizada. Porém, “maquiavelizando” os conceitos expostos em sua obra a política deixa de servir para o bem de todos e passa a ser de uso de apenas um, evidenciando o egoísmo do homem, já exposto por Maquiavel em sua obra.

    Mylla Soares

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  6. O maquiavelismo, muito bem retratado na produção da obra "O Príncipe", mostra uma doutrina com fundamentos políticos que parti do princípio de que para a obtenção e manutenção do poder, podem ser ultimlizados quaisquer meios, sejam esses os mais perversos.
    Para Maquiavel, a moral ética tradicional do indivíduo e principalmente a moral ética cristã, pode produzir santos, mas não produz a política.
    Pois os critérios da ação política são diferentes dos critérios da questão moral.
    Política é a arte ou ciência de da organização e administração de Estados e Nações.
    Maquiavel ao falar da prática política, não só mostrava aos governantes como deveriam conduzir o poder, mas principalmente alertavam o povo às necessidades de se proteger dos golpes de quem está no poder.
    Portanto, fica evidente a relação do maquiavelismo com a atual pratica política, no momento em que ambos desfrutam das artimanhas do jogo político inevitavelmente ligadas a deslealdade e desonestidade.
    Outro princípio de relação do maquiavelismo com a política atual é a "lógica da aparência", na qual valoriza-se mais o "parecer ser" do que propiamente o "ser".
    E assim, constrói-se uma imagem que o povo gostaria de ver num político, embora essa não seja sua verdadeira face.

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  7. Olá!
    Stephanie, boas colocações, mas não esqueça que o acaso exerce um papel que não pode ser ignorado, por mais virtuoso que seja, um político não pode controlar todos os elementos do destino.

    Mylla, gostei da maneira como você redigiu. No entanto, o último parágrafo poderia estar mais claro.

    Maysa, as duas primeira linhas ficaram um pouco estranhas. O maquiavelismo não foi retratado no príncipe. Ele aparece nesta obra, é a origem, o início da idéia.

    Um cuidado para todos nós, cuidado para não pintar Maquiavel com cores fortes, estamos diante de um homem que foi muita coisa, mas não um radical.

    Quando lerem Maquiavel, lembrem que vocês estarão conversando com um morto inteligente, gentil, persuasivo, habilidoso. Vocês não estão conversando com um imbecil truculento, mas com um sedutor.

    Outro cuidado: prender o pensamento de Maquiavel em juízos de valor. A proposta dele é justamente descolar os critérios de ação individual dos critérios de ação política.

    E, finalmente, não só em política, mas na vida também, não existe "verdadeira face". Não existe nem verdade.

    A verdade é uma cebola, quanto mais você descasca, menos você tem, até ficar sem nada.

    Estou gostando de conversar com vocês.
    Abraços,
    Rodrigo.

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  8. Maquiavelismo idéia que designa ao Filósofo Maquiavel que nasceu em Florença, Itália, e foi considerado o fundador da teoria política, teve uma grande relevância escrevendo o livro o príncipe, conhecido como um manual da Política, livro polêmico até os dias de hoje.
    Para Maquiavel a política é arte de conquistar e manter o poder. Para manter o poder o político deve cultivar seus elementos. A política serve pra preservar ela mesma. Ele estabeleceu que a política pode e deve ter uma base científica e obedecer a leis próprias, faz o entendimento entre o princípio da separação da política e moral.
    Onde a política é um instrumento para muitos das coisas que acreditamos. e a moral é uma coisa pertinente do julgamento sobre si mesmo e sobre os demais.
    O maquiavelismo para os governantes é ser bom quando convêm, é ser mau quando convêm. Ele tem que pensar na glória, tem que ter uma certa majestade, ser vitorioso e um vencedor.
    LILIANE R.A.COQUEIRO

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  9. Entendo que maquiavelismo é uma forma bem organizada e disciplinada de se chegar ao poder, ou melhor, é uma espécie de caminho para se chegar a glória de forma precisa e certa.
    Quando Maquiavel expõe todas as habilidades que um "príncipe" deve ter, subentende-se que ele queira mostrar como o governante deve agir para manter a ordem e garantir o bem comum.
    Acredito que política seja uma relação de poder. Um subjuga o outro. E a pessoa que tem poder sobre outra tem que ter força, mas não falo de força física e sim de força influenciativa sobre o povo e tanto quanto os políticos que o rodeiam.
    Então, para Maquiavel o político pode recorrer, em circuntâncias críticas e extremamente graves, à utilização de meios que violem normas jurídicas, morais, políticas e econômicas.

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  10. Olá!
    Estou acompanhando. Ainda espero comentários qualificados pelo diálogo com Raquel Kritsch, Bresser Pereira e outros.
    Abraços a todos!
    Rodrigo.

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  11. Maquiavelismo é termo utilizado para designar as condutas que o Estado deve ter, de acordo com a obra de Maquiavel.
    Ele defende a idéia de que para um príncipe conseguir a glória, ele deve relizar algo que possa ser notado e mantido; independentemente dos meios que ele utilizou para atingir esse fim.O poder deve ser alcançado por meio da virtú e da violência para que ele possa ter durabilidade. Pois a virtú é o aproveitamento da oportunidade, uma espécie de sorte e a violência deva ser aplicada para manter a ordem e a segurança do Estado.
    Política é a arte de conquistar e manter o poder, gerando efeitos a favor de uma determinada sociedade.
    Através da política é dada ao representante da sociedade a soberania do poder.
    Então,o maquiavelismo na política é uma implantação do poder pela força para que o governante possa manter a ordem da sociedade e estabizar esse poder.

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  12. Irleivândia,
    Você enfatizou demais a dimensão FORÇA.
    E o DIREITO?
    Lembra do texto, quando a autora comenta acerca da violência celerada e das boas leis?
    Alguém poderia trabalhar essas dimensões?
    Abraços,
    Rodrigo.

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  13. O maquiavelismo entrou para a história do pensamento político pelo princípio de que “os fins justificam os meios”. Virou sinônimo de uma prática política desprovida de moral e de boa fé, um procedimento astucioso. A política era cruel e friamente praticada através de meios nada cristãos: traições, assassinatos, guerras etc. A política explicitada e descrita em sua obra com dezenas de exemplos retirados da história mais se assemelha ao inferno dantesco do que ao paraíso prometido aos pobres camponeses, desde é claro, que eles se conformassem com a exploração e a situação de miséria em que viviam. Ontem como hoje a recompensa ao conformismo está no pós-morte, no além.

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  14. O Maquiavelismo que teve seu principal destaque com a obra "O Principe", retrata basicamente os ideias politicos do próprio Maquiavel. A obra escrita com a intenção de ser aplicada à crise italiana, obteve êxito mundialmente.
    A política consiste basicamente em uma forma de organizar a vida em sociedade através da estipulação de normas e regimentos a serem obedecidos e, possivelmente modificados.
    A relação que podemos estabelecer entre Maquiavel e a política é justamente o fato de que este fez definições que não se perderam com o tempo ao afirmar que um principe, ou seja um governante, precisa de boas armas e boas leis, e que a violencia bem utilizada gera ordem e segurança, enquanto que a violencia indiscriminada gera o caos. Todas essas interpretações de suas ideias são aplicáveis na politica atual.
    Assim, pode-se afirmar que as obras de Maquiavel foram essenciais para a concepção de política que temos hoje.
    *Vitória Colvara

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  15. Política significa a convivência organizada de meios (sociedade, poder e interesses) para atingir fins (o bem comum).
    Maquiavel, um filósofo político italiano, representou um marco na elaboração da moderna concepção de política. Ao escrever O Príncipe, ele faz uma análise realista e prática do poder político, relatando as estratégias que um bom governante deve usar para conseguir chegar e manter o poder além de colocar os desafios que o novo príncipe enfrentaria para chegar a ele.
    Ele traça um paralelo entre a ação moral e a política, separando-as quase por completo.
    E ainda, esclarece que se for necessário usar da violência para manter a ordem, visando o bem comum que o seja feito. Pois, para ele: ´´não é a violência que restaura,mas a que arruína que é preciso condenar”.
    KEILA CASTRO

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  16. Carolinne, o texto acima não é seu. Diga de onde vc tirou, do contrário você estará se apropriando indevidamete das idéias alheias, o que é plágio.
    Keila e Vitória, obrigado pela participação e pelas boas idéias.
    Abraços,
    Rodrigo.

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  17. SILVA, Antonio Ozaia da. Ética na Política? Da sagrada ingenuidade dos céticos ao realismo maquiavélico. Revista Espaço Acadêmico - Ano II -N 15 - Agosto 2002. Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/015/15pol.htm Acesso 10 set 2009

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  18. Ivanara Cristina L. Gonçalves25 de setembro de 2009 às 17:42

    1.Positivo:identificar que a política possui um espaço próprio e exigências próprias( a pplítica não pode ser orientada pela ética cristã).
    Negativo:o uso da força e da astúcia para conseguir seus objetivos;o uso da simulação e da dissimulação.
    2.Conceito de política:É a maneira a qual os homens encontraram para se organizar;é o conjunto dos fenômenos e das práticas relativas ao Estado ou a uma sociedade.
    (mini aurélio)
    3.Para Maquiavel,o uso da força é primordial na conquista do poder, o homem político tem que alcançar os resultados sem ultrapassar o limite da moralidade,ou seja, os limites que a sociedade está disposta a ceitar como lícito.Para ele,é necessário levar em conta os resultados também na ação dos outros(e não só na própria ação).É o que justamente acontence na política,ou que deveria acontecer,já que o seu sentido é o de buscar o bem social,pois como afirma Friedrik Miiler¹"O Estado Constitucional foi conquistado para combater a falta de Estado de Direito e da democracia...",o que se perde quando pessoas mau intencionadas entram no mundo da política,pois o que buscam é o bem próprio.O fato é que um homem escreveu um livro que é lido por séculos como um manual para a política,e que se encaixa perfeitamente a nossa realidade.
    1-Miiler apud Bercovici,2004,pág 23.

    REFERÊNCIAS:
    KRITSCH,Raquel e a construção da política.Revista Lua Nova,São Paulo, n°54,2001.pág 181-190.
    BERCOVICI,Gilberto.Constituição e Política:uma relação difícil.Revista Lua Nova,São Paulo,n°61,2004,pág 05-24.

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  19. Oi Ivanara!
    Escreveste 204 palavras!! ;o)
    Acho fácil enxugar algumas, pois o item 3 concentra a resposta da questão.
    O texto pode ser revisado para fluir melhor. Os itens 1 e 2 ainda estão muito esquemáticos.
    O conteúdo está de boa qualidade e apreciei você ter buscado um fundamento também no texto de BERCOVICI.
    Abraço,
    Rodrigo.

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  20. maquiavelismo,uma forma de governo pela qual maquiavel desejava unificar libertar e pacificar a italia, que passava por um momento dificil . ELA estava `lacerada, invadida`. a parti desse maquiavelismo podemos encontrar formas de formarcoes politicas: republica ou pricipado.entretanto para tal objetivo, seria melhor o principado que divide-se em hereditarios novos e mistos. atraves dos novos podemos verificar a fortuna, virtu, violencia acelerada e consetimentos dos cidados, que sao formas de como se adquirir novos principados.
    a partir de tal temos a principal ideia de maquiavel que e a virtu.pois somente a partir dela temos a gloria, ou seja, a manutencao e ordem do poder, constituindo um bem comum a todos.

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  21. Maquiavelismo é a denominação que se dá à doutrina politica emanada do livro " O Principe " de Nicolau Maquiavel que é tido para muitos como um "manual da politica" que pode ser interpretado de muitas maneiras diferentes; talvez por isso sua frase mais famosa "os fins justificam os meios" seja tam mal interpretada.
    Em sua obra Maquiavel volta todo o seu estudo para as formas de aquisição e manutenção do novos principados, que segundo ele se daria por 4 formas: virtú(mais importante), fortuna( nao é tao efetiva, pois a manutençao do poder nao depende das qualidades do governante), violencia celerada(o risco de rebeliao é sempre constante, e o tirano tem que saber usalá a seu favor) e pela vontade do povo. Por isso que ele afirma que o principe deve ser " raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos"

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  22. O maquiavelismo na politica fala as formas de acesso ao poder, os meios de acao e sua hierarquia, as qualidade necessarias ao gorvernante e etc.A conquista e a manutencao do poder se da pela eliminacao da resisitencia e pela sujeicao dos aliados.
    Segundo Maquiavel devemos discutir politica levando em conta porque e como agem os homens.A a forma de combate do homem e' a lei e a forma de combate comppartilhada com os animais e' a forca.
    Devido as circunstancias o principe deve saber simular e dissimular, saber usar bem uma ou outra segundo o que exigem as circunstancias.
    A moral e a politica se estentem pelo campo da acao humana.Porem a moral e' uma etica individual.A politica tem objetivos de eficacia que nao sao de acao individual

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  23. A moral e a política possuem critérios de ação diferentes. O agir moral é individual, não depende de ninguém e presta contas unicamente à consciência de cada um.
    O agir político é social, seus efeitos se operam no mundo exterior à nossa consciência e seus resultados são afetados pelas ações dos demais indivíduos.
    O desafio do político é reconciliar a ação política com os objetivos morais, projetando e realizando valores no âmbito social.
    É óbvio que isso é muito difícil, pois assim que nossas idéias são proferidas, descobrimos que nossos valores e sonhos, que supomos merecer adesão universal, são profundamente pessoais e questionáveis.

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  24. Segundo Maquiavel, as formações políticas podem ser divididas em repúblicas e principados. O principados podem ser hereditarios e novos. Os novos podem ser adquiridos pela virtú; pela fortuna; pela violência celarada; e com o consentimento dos cidadãos. A política de Maquiavel era uma política cruel. Em sua Obra, O Principe, há duas bases que sustentam o poder do principe: as boas armas e as boas leis. As armas são a condição primeira de qualquer lei, pois lhe garantem a eficácia. Maquiavel, em sua política, rompe questões éticas e cristãs. A ética cristã (necessidades individuais) é diferente da ética política (necessidade do Estado). Para ele o objetivo da política era a manutenção do poder político, que tem como função, regular as lutas entre as classes. A conquista e manutenção do poder deve-se pela eliminação da resistência e sujeição dos aliados. O exercicio do poder é sempre conflituoso e se constitui em oposição dos outros poderes. "Os fins justificam os meios". Na ação política o que conta são os resultados e não os princípios morais.

    Referência:
    KRITSCH,Raquel e a construção da política.Revista Lua Nova,São Paulo, n°54,2001.pág 181-190.

    Por: Carolinne Pinheiro Campos

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