sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Caso Marina Silva: discussão

Povo,
Esse espaço é pra começar alguma discussão sobre o case.
Falem de suas leituras, de suas opiniões.
Valeu,
Rodrigo.

29 comentários:

  1. Eu andei lendo em alguns sites e eles abordam o tema e afirmam que ela ainda não se filiou a nenhum partido sendo que no site do PV eles comemoram a chegada dela , ai eu fico na duvida a respeito do case que eu já tinha feito afirmando que ela iria para o PV e se ela descidir voltar pro PT ou outro partido? como eu devo proseguir meu Case?

    ResponderExcluir
  2. Bom, tambem pesquisei e avaliei o caso e coloquei como se ela ja estivesse no PV,para mim chegar ate essa conclusão foi a partir de reportagens na internet.Mais ainda tenho duvidas se ela aceitou ou nao ser candidata a presidencia. Nathalia helen

    ResponderExcluir
  3. Eh certo que,
    so duas saidas, pois ela afirma ter saido do PT, pro acreditar ser uma falta de respeito especular a candidatura em partido, estando em outro. Ela ainda nao aceitou, mas se ela se candidatar, vai ser pelo PV, entao ela vai entrar no PV, mas s ela nao se candidatar, acredito que ela volta pro PT, com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Olha eu nao tenho muita certeza mais depois de ler um artigo no site do PV eu axo que ela nao volta pro PT é só ver o que ela disse que esta "buscando um projeto político com envergadura ambiental" o PT nao tem nada disso, sendo que o certo é que ela entre mesmo no PV.

    ResponderExcluir
  5. Pofessor relacionado com os temas-chaves com devo proceder?assim falo de um ou dois, tem que relacionar?

    ResponderExcluir
  6. Oi gente!
    Marina tem até outubro pra se filiar ao PV. Nossa legislação eleitoral exige que os candidatos estejam filiados há pelo menos um ano no partido pelo qual quiserem se candidatar.
    Mas estar ou não filiada ao PV é de interesse secundário para nosso case.
    O que realmente importa é fazer uma discussão sobre a possibilidade da candidatura a partir das categorias indicadas no case e de nossas leituras.
    Abraços,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  7. gostaria de saber a opiniao de todos a respeito da saída de marina silva do pt, vcs acham que ela saiu do partido " do pt" devido somente a causa ambiental. ou tem outro motivos...

    ResponderExcluir
  8. axo que ela saiu pq no PT nao tinha espaço para os projetos dela que sao voltados para o meio ambiente sendo que no PV ela esta em "Casa" xD

    ResponderExcluir
  9. Uma resposta possível para a saída é que no PT a Marina não tem muito espaço, enquanto no PV ela poderá ser um dos grandes nomes.
    Que acham?

    PS. dúvidas devem ser colocadas no outro tópico.

    ResponderExcluir
  10. a Marina Silva acertou na escolha de sair do PT ,pois, as principais ideias dela não condizem direitamente com o partido.Já com o PV,os interesses deles se interligam,,isso faz ocm que ela tenha mais liberdade para conseguir seus objetivos.barbara revil

    ResponderExcluir
  11. no PT, Marina Silva não tinha mais voz. No PV ela será um grande nome e se esforçará para manter a essência e suprir as expectativas. São novos desafios.

    ResponderExcluir
  12. Marina já confirmou que vai se filiar ao PV (hoje, 25,apesar de não ser nada oficial).Lá ela será a candidata prioritária, ou seja, diferente do que aconteceu no PT, ela terá mais espaço para expor suas propostas e coloca-las em prática, uma vez que a principal proposta do partido para convencê-la foi a envergadura no posicionamento político em relação a questão ambiental.
    Acredito que o próprio fato de mudar de partido para dar força às suas idéias vai servir de combustível para a candidatura de Marina. Assim fica claro que a sua prioridade é estar num partido que dá valor à causa, apesar de ser um partido menor, e não acomodar-se num partido onde suas idéias já nao estavam ganhando espaço.
    No entanto, o PV também tem seus problemas (assim como todos os partidos) por isso não acho que é exatamente lá que a Marina vai conseguir se colocar como uma "mantenedora de utopias",como ela mesmo disse, uma vez que o partido em si está longe da perfeição (isso ela nao vai encontrar em nenhum partido, uma vez que se trata de política), mas se tratando de ideologia, acredito que ela está certa em se filiar ao PV.

    ResponderExcluir
  13. tava dando uma olhada em alguns sites e vi, cmo a Mylla falou ela ja anunciou sua filiação ao Pv. o Evento de filiação acontecerá no domingo, em São Paulo. Contudo, ainda não decidiu sobre a candidatura a presidencia.
    Professor, queria deixar outra discussão...qnto a questão do voto ser ou não facultativo.
    Abraços
    caíssa

    ResponderExcluir
  14. Como ja está confirmada a filiação de Marina Silva, com certeza irá ocorrer uma revolição nos planos de Lula. Pois Dilma foi escolhida principalmente por ser mulher. Assim, Marina pode criar uma divisão nos votos do eleitorado feminino. Acredito que ela está certa em filiar-se ao PV, pois ao logo desses anos, nenhum partido levou a questão do desenvolvimento sustentável como algo estratégico, por ser um desafio enfrentado por todos os países e economias. Já que essa oportunidade surgiu pra ela, ela não poderia deixar de tentar colocar em prática tudo aquilo que ela sempre sonhou.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. A discussão está bem interessante.
    Estou acompanhando.
    Amigos, não esqueçam de se identificar nos comentários.
    A participação de vocês aqui na discussão online será levada em conta em sua avaliação na discussão do case.
    Um grande abraço,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente, acredito que ter mais espaço a respeito das propostas de meio ambiente não foi o fator que realmente motivou Marina a sair do PT, mas sim ter um maior espaço político de modo geral.
    No PT, Marina não era vista como uma candidata forte(mesmo apresentando uma carreira política limpa e sendo uma "representante do povo")e a candidata a ser lançada pelo Partido seria Dilma, por isso não teria chances de chegar à Presidência pelo PT.
    Estando filiada ao PV, seria uma forte liderança para o Partido(principalmente por causa de sua ideologia), poderia concorrer mais facilmente à Presidência, mesmo sem ser eleita, seu nome estaria na mídia(como já está), e poderia estar visando se fortalecer politicamente(como aconteceu com o Flávio Dino nas eleições municipais, que não era um candidato forte, mas sua campanha ganhou força e conseguiu chegar ao segundo turno) não efetivamente para as eleições de 2010, mas para as de 2014.

    Karina de Jesus

    ResponderExcluir
  17. Marina teve vários motivos para sair do PT. Todos sabem que Marina é vista por muitos como líder da causa ambiental e do desenvolvimento sustentável e demonstrou coerência ao deixar o Ministério do Meio-Ambiente, insatisfeita com os rumos tomados pelo trato governamental sobre sua especialidade. A saída de Marina do Ministério colocou o fim a um processo de desgaste que se acentuou no ano de 2007, quando o atraso na concessão de licenças ambientais pelo Ibama foi apresentado como o grande vilão para o não andamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Quando abrirem a BR-319 na Amazonia (Projeto do PAC), vai ampliar o quadro do desmatamento. E vão invadir áreas que hoje estão intactas. E não é só a BR-319. Também está prevista no PAC toda uma rede de estradas laterais ao longo dos rios Madeira e Purus, que abrirá todo aquele bloco de floresta intacta no oeste do Estado do Amazonas. Fora a construçao da Hidrelétrica que Dilma propós, acredito também que esse possa ser um forte motivo de MArina deixar o PT. Pois Marina quer utilizar os recursos do meio ambiente para necessidades dessa geração sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades também. Ou seja, Marina pretende fazer com que ocorra a renovação dos recursos, para que nunca acabe nem comprometa os componentes do ecossistema. E o PAC é uma forma de comprometer principalmente a Amazonia. POr Marina ser uma defensora do meio ambiente, e o Governo Lula não se preocupar com a natureza, acredito sim que esses foram fortes motivos para Marina sair do PT. E aceitar a oportunidade que o PV está lhe dando!
    Abraço: Carolinne Campos

    ResponderExcluir
  18. De fato, há mais do que simples afinidade ideológica por trás da ida de Marina para o PV. Vejo que a mudança se dá por uma questão de obtenção de espaço político e oportunidades.
    Acho interessante a comparação com a candidatura do Flávio Dino. Os demais concordam com a colega?
    A questão do PAC e dos projetos de desenvolvimento para o Brasil envolvem fortemente a questão do que fazer com a Amazônia. nesse ponto, uma coisa é certa: a candidatura da Marina obrigará todos os candidatos a darem atenção e se definirem quanto à temática ambiental.
    Valeu gente!
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  19. A Marina Silva deve analisar se é bom pra ela ser candidata para seu 3º mandato à senadora ou candidata a presidênci.Corre um risco muito grande ela ficar sem o senado, mais se bem que ela disse " tantos projetos que eu não consegui aprovar nestes anos.. se eu não consegui com Lula como vou lutar por mais oito anos com a Dilma? Não posso ficar no PT para convencer que o meio ambiente tem de ser prioridade.
    Observe bem: ela destaca como se Dilma fosse ganhar a presidência , mais se a Marina aceitar pra ser candidata será um ponto mais valioso para a oposição o candidato José Serra está com 40% das intenções de voto, se a mesma aceitar será mais uma candidata para o sucessor de Lula assim favorecendo ter o 2º turno. Vale ressaltar que o PV é conhecido também como o partido da vaguinha ele costuma se aliar com os partidos que lhe oferecem cargos em governo. Se Marina saiu do lado do PT ela não ia se aliar de jeito nenhum com esse partido será?
    LILIANE COQUEIRO

    ResponderExcluir
  20. Marina assinou nesse domingo dua candidatura com o PV, porém ainda não confirmou sua candidatura para presidencia nas eleiçoes em 2010. Provavelmente se candidatará sim, pois para que ela se candidate à presidencia, ela precisa estar filiada a seu partido um ano antes do pleito. De acordo com repostagem do G1, ela vai tirar votos do PT e do PSDB. Vai tirar do PT porque ela é mulher e originária deste partido e vai tirar votos do PSDB porque tem a simpatia da classe média do Centro-Sul. Marina será uma forte candidata.

    ResponderExcluir
  21. Os analistas começam a avaliar as consequências da candidatura de Marina.
    Parece-me que uma delas é tornar mais provável um segundo turno.
    Abraços,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  22. Mesmo que a Marina diga que nao tem certeza quanto à candidatura à presidência em 2010, acredito que isto irá acontecer sim. Ela tem apoio total do PV e este partido apóia suas causas (amibental e desenvolvimento sustentável). La no partido verde, ela será ouvida e, ao contrário dos petistas, os verdes aceitarão suas exigencias. Ela terá seu espaço garantido e poderá fazer muito mais pelo Brasil.
    Nao sei se seria eleita, mas acredito que seria uma forte candidata para 2010, e isto pode ser visto no comentário da carolinne, que mostra que a marina silva pode tirar votos tanto do PT quanto do PSDB. Espero que seu radicalismo quanto à educaçao e suas ideias a respeito da ascensao religiosa na politica nao comprometam sua eleiçao.
    Mariana Cruz.

    ResponderExcluir
  23. Uma estratégia dos adversários da Marina será mostrá-la limitada, radical, monotemática.
    Ela vai ter de ser muito habilidosa para escapar dessas pechas.
    Será que ela é radical mesmo?

    ResponderExcluir
  24. Segundo Maquiavel não se deve trocar o que faz pelo que se deveria fazer, pois estárá a beira da ruína.


    stephanie serejo

    ResponderExcluir
  25. Acredito que o PT é o maior perdedor com a saída de Marina silva do partido porque mesmo que ela não seja uma forte candidata ela pode tirar muitos votos do candidato lançado pelo PT, pois ela tem uma tragetória limpa e uma imagem incorruptível além do partido perder uma senadora estará perdendo uma pessoa que tem planos para o desenvolvimento sustentável. Fato que levou o PV a se interessar pela candidatura da mesma.E esta achou o convite tentedor, pois na postura de candidata, ela teria maior espaço para pôr em prática seu projeto de desnvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  26. Stephanie, o que você quer dizer com isso?
    De fato, Irleivândia, a questão do espaço político é fundamental nesta questão.
    Abraços,
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  27. Talvez Marina esteja se arriscando na troca de partido e se candidatando à presidencia, segundo Maquiavel.

    ResponderExcluir
  28. Stephanie, desenvolva um pouco mais suas idéias. Talvez o sentido do que vc escreveu esteja muito claro em sua mente, mas pra compartilhar esse mundo interior com os demais, é necessário escrever um pouco mais.
    Diga: é arriscado Marina trocar de partido e se candidatar? Por que é arriscado? Por que Maquiavel julgaria que isso é arriscado?
    Não espere que o leitor faça as conexões por você.
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  29. eu acho q marina irá supreender nas eleições de 2010,o seu projeto pelo meio ambiente,levará para as discurções questões q até então nunca tinha msido debtidas,essa será a grande diferença de marina silva

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito bem vindo!