terça-feira, 23 de março de 2010

Exercício IV

Pessoal!
Leiam o texto de Bresser Pereira sobre o surgimeto do Estado republicano.
Enviem questionamentos, dúvidas e comentários.
Enviem também citações interessantes.
Ao citar, direta ou indiretamente, sempre assinale a página.
Limitem a extensão de seus comentários a 1000 caracteres, contando os espaços (usem a ferramenta de contagem de seu processador de textos).
Abração,
Rodrigo.

4 comentários:

  1. Tamara Luiza Dall Agnol - 1 Período - Direito (vespertino)26 de março de 2010 às 10:49

    "O Estado social-liberal e o Estado republicano são a mesma coisa" (p. 133). Sim, pois o objetivo do estado republicano é de ser democrático, liberal e social. Evitar o controle privado mas combinar os mercados com sua política. Mas se o estado republicano também é liberal por que a ofensiva ultra-liberal tentou eliminar ou reduzir os direitos sociais? Já que é isso que o liberalismo preza? Este ponto me deixou dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. Thaynara Gomes - 1º perído Direito Vespertino.30 de março de 2010 às 11:46

    "O novo Estado que está emergindo precisa ser um Estado liberal, democrático e social forte"(p.131)
    É interessante a maneira como Bresser une o que há de melhor nos Estados liberal,democrático e social para que juntos formem um Estado forte capaz de garantir direitos civis e respeito aos cidadãos,que os iguale politicamente e que os garanta direitos sociais.Também é interessante quando fala que os ideais republicanos,liberais,democráticos e socialistas já estiveram historicamente em conflito mútuo.Mas mostra que podem e estão se tornando compatíveis, desde que não sejam adotados de modo radical.

    ResponderExcluir
  3. "É um Estado que depende de funcionários governamentais que, embora motivados por interesse próprio, estão também comprometidos com o interesse público." (p.131). É muito interessante essa análise que o Bresser Pereira faz, afinal, em tempos de mensalão e dinheiro para "panetones", incutir na mente daqueles que devem cuidar dos interesses públicos que essa deve ser sua prioridade é lembrar a todos, em especial aos funcionários do governo e a todos que votam, que corrupção não é normal, essa ideia nos é passada exatamente para não cobrarmos aquilo que é igualmente nosso.

    ResponderExcluir
  4. "o Estado Republicano deve estar comprometido com a proteção do patrimônio público, não apenas contra a corrupção e formas mais brandas de rentismo, mas também contra a ineficiência." P.145/146.Interessante esse comprometimento. Diferente de apenas combater a corrupção e suas variantes, o estado republicano precisa agir com aficiência na aplicação dos recursos para a proteção do patrimônio público.
    Carlos 1º Período Direito Vespertino

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito bem vindo!