terça-feira, 2 de março de 2010

Exercício 3

Olá pessoal!
Eis mais uma atividade pra nós.
Respondam as seguintes questões:
1. qual a diferença entre Ciência Política e Teoria do Estado?
2. por que motivo existe essa diferenciação?
3. como você avalia a utilidade desta diferenciação para a sua formação?

Por favor, respondam cada questão em até 5 linhas.

Experimentem responder as perguntas levando em conta as respostas de seus colegas, façam críticas, apresentem suas discordâncias ou concordâncias, complementem.

Acredito que isso tornará a atividade mais proveitosa.

Abraço,
Rodrigo.

PS. 5 de março é a data limite para fechar todas as atividades realizadas até agora no blog, então, quem estiver atrasado, cuide de resolver suas pendências.

13 comentários:

  1. Bom, os dois (Teoria do Estado e Ciência Política) possuem o mesmo objeto de estudo, mas a Teoria do Estado, como o próprio nome já sugere trata o assunto de forma mais geral, a Ciência Política de forma específica.
    Acredito que exista essa diferença para facilitar o estudo, pois para entender qualquer coisa de forma específica é necessário compreender o geral.
    (Priscilla Karenwen - 1º período/Direito Vesp.)

    ResponderExcluir
  2. Gabriella Barbosa - 1º Período - Vesp5 de março de 2010 às 09:51

    Acredito que a diferença entre Ciência política e Teoria do Estado é que esta possui caráter mais abstrato( sistematiza conhecimentos para o aperfeiçoamento do próprio Estado). Já a Ciência política é mais comportamental, sendo ciência em sentido estrito, com pesquisas e métodos.
    Essas diferenciações são necessárias, visto que, a Teoria do Estado analisa também aspecpctos sociológicos, logo comportamentais, mas de forma mais ampla, logo é possível ter mais compreenção do que deseja-se estudar.
    Saber diferenciar os dois termos é, quando necessário, saber para onde direcionar-se em uma futura querela apresentada durante a profissão almejada, já que com a compreenção dos termos, entende-se melhor o seu objeto de estudo.

    ResponderExcluir
  3. Mikaelle Kaline - 1º período - Direito vespertino

    Até onde eu compreendi, Teoria do Estado é uma matéria que estuda vários conhecimentos em um conjunto(políticos, econômicos, sociológicos...), buscando compreender o mesmo sob vários pontos de vista. Assim, gera-se uma ordem, e se estabelece uma harmonia e justiça. A Ciência Política é o estudo das estruturas políticas realizado por cientistas políticos e esse estudo rigoroso é aplicado através das ciências empíricas. É necessário ressaltar que são disciplinas diferentes, mas que ambas se complementam. Para realizar um estudo limitado sobre a política é necessário focalizar, principalmente, o Estado(onde a minoria toma o poder). Finalmente, é importante termos noções sobre a Teoria do Estado, pois ao compreender a realidade da nossa sociedade e como a mesma está organizada, saberemos de que forma atuar em nosso Estado e não seremos mais passivos no que se refere à solução dos problemas existentes em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  4. A Ciência Política através de métodos e técnicas estuda dados e situações concretas, buscando de maneira empírica os fenômenos políticos e a Teoria do Estado busca analisar os fatos sociais, jurídicos e políticos tendo uma visão geral do Estado. Andam juntas com propositos diferentes. Saber diferenciar cada conceito irá facilitar usá-los na hora certa de nossa vida profissional.

    Marlete Rodrigues L. Durans 1º Periodo Vesp.

    ResponderExcluir
  5. Tamara Luiza Dall Agnol - 1 Período - Direito (vespertino)8 de março de 2010 às 23:23

    A Teoria Geral do Estado tem como base de estudo o Estado como um todo, partindo de seus aspectos jurídicos e não-jurídicos, com o objetivo de melhorá-lo. Já a Ciència Política abrange a Teoria Geral, porém, essa visa também participar do poder do Estado, influenciando-o e não considera os aspectos juridicos como na Teoria. Esta diferenciação existe justamente porque cada uma destas 'disciplinas' tem objetos de estudo diferentes, portanto tem que ser autônomas, até por uma questão de organização acadêmica. Eu creio que é importante entender essa diferenciação para não confundirmos os assuntos que tratamos no dia-a-dia, saber separá-los devidamente.

    ResponderExcluir
  6. Ranyere Resende - 1º Vespertino9 de março de 2010 às 02:26

    A Ciência Política trata de estudar a organização política, seus elementos e comportamentos. É o estudo de sistemas, organizações e processos políticos. Não deve ser confundida com Teoria Geral do Estado, sendo esta uma disciplina que sistematiza vários tipos de conhecimento, tendo como objeto de estudo o Estado, do qual busca o aperfeiçoamento.

    É importante saber diferenciá-las, a fim de nortearmos nossos estudos, a partir do ponto de que uma (Ciência Política) se relaciona a um estudo mais amplo, sobre a política em si e suas vertentes; a outra (Teoria Geral Do Estado) estuda tudo dentro dos limites do Estado. Ainda que diferentes, ambas se complementam e são indispensáveis uma a outra.

    ResponderExcluir
  7. Eryka Martins/ Direito Vespertino - 1° período9 de março de 2010 às 10:46

    Teoria do Estado empenha-se em estudar o Estado em sua totalidade e é uma disciplina que agrupa diversos tipos de conhecimento (jurídicos, filosóficos, sociológicos, políticos, econômicos, etc), enquanto a Ciência Política restringe-se ao estudo de comportamentos políticos bem como a organização, sem considerar elementos jurídicos. É justamente o fato da Teoria do Estado ser um estudo que engloba diferentes aspectos que a diferencia da Ciência Política que tem seu objeto de estudo bem mais restrito. Essa diferenciação é importante a partir do momento em que com o estudo da Teoria do Estado poderá absorver um conhecimento mais amplo e também será base para o entendimento da Ciência Política que tem uma análise mais aprofundada no seu objeto, a política.

    ResponderExcluir
  8. 1.Teoria do do Estado possui como foco de estudo amplo do próprio Estado e o seu poder, diferente da Ciência Política estuda as correlações que existem a partir de um comportamento/relação específico afim de compreender tal acontecimento através do método empírico.
    2.A diferenciação acontece por estudarem elementos diferentes, porém, complementares para a existência da harmonia e da política.
    3.Como a própria Priscila disse, é fundamental a diferenciação para poder agir de forma mais democrática possível dentro do Estado, logo, tentar atender as necessidades não apenas de um grupo específico.

    ResponderExcluir
  9. Professor, espero que você receba os meus comentários. Tentei muito mandar antes mais o blogspot estava dando muito erro. Perdão por ter perdido o prazo.
    só para constar:
    1° periodo - Direito vespertino

    ResponderExcluir
  10. Brena Bringel Bastos-1°período-Direito vespertino
    A Teoria Geral do Estado abrange TODOS os aspectos do Estado Contemporâneo: sua estrutura, origem, organização e outros.Já a Ciência Política estuda, não o Estado, mas sim o poder ou os comportamentos relacionados ao poder. Há distinção porque o poder não está apenas no Estado, ou seja, este não é o único lugar de a-tuação da política. Por isso que a diferenciação é feita:a TGE se limitando ao Estado não poderia envolver tudo que se relaciona com poder.Vendo o Estado como um todo e as relações de poder que envolvem o próprio Estado e outros aspectos é mais fácil entender as instituições, problemas e soluções conhecendo, assim, a melhor atuação de acordo com as necessidades da sociedade.

    ResponderExcluir
  11. Thaynara Gomes - 1º período de Direito Vespertino.30 de março de 2010 às 10:54

    1.A Teoria Geral do Estado é uma disciplina de síntese que sistematiza vários conhecimentos (jurídicos, filosóficos, sociológicos,políticos,históricos), utilizando-os em busca do aperfeiçoamento do Estado, visto como fato social e ordem.Seu objeto de estudo é o Estado sobre todos os aspectos (origem, finalidade, organização).Já a Ciência Política estuda a organização política e os comportamentos políticos,tratando-os à luz da Teoria Política,SEM considerar os elementos JURÍDICOS.Como o senhor disse nas suas aulas,a Ciência Política,em sentido estrito, foca o Estado e as instituições e o comportamento de pessoas e grupos.E a TGE é uma disciplina de síntese que foca o Estado e a política que acontece dentro dele,dentro das estruturas oficiais.
    2.A diferenciação existe em função das diferentes formas de abordagem,em que a TGE segue mais ampla e a Ciência Política se restringe,uma vez que não considera elementos jurídicos.
    3.Em nossas aulas de Filosofia, aprendemos que o Estado é como um organismo constituído de partes que possuem funções próprias e necessárias para a realização da justiça dentro do Estado.Conhecendo essa diferenciação,descobrimos a função de cada uma dentro da sociedade e a partir disso,exigimos que cada uma desempenhe a função que lhe é própria.Porém,elas não devem agir isoladamente,mas sim em vista do mesmo fim: a justiça e a unidade do Estado.

    ResponderExcluir
  12. 1.A Teoria Geral do Estado busca a compreensão, aperfeiçoamento e melhoria do Estado e para isso necessita passar por campos diversos do conhecimento, como sociologia, politico, economico.
    A ciência política por sua vez não apenas visa o estado, mas todas as relações do individuo e da sociedade para a construcao da vida politica e suas relacoes de poder, de submissão, as diferencas ao longo da história e pesquisas sobre projeções e análises dos desenvolvimentos contemporâneos das relações políticas.
    2. A diferenciação existe pelas diferentes abordagens e pelos diferentes campos de interesse e estudo, sendo o primeiro mais focalizado e o segundo mais amplo.
    3. É de necessidade impar perceber dois metódos distintos de estudo abordando um mesmo tendo, essa diferenciação ajuda na percepção mais ampla de um assunto, podendo expandir argumentos e teorias para campos diferentes.

    ResponderExcluir
  13. A diferença está no caráter mais abrangente de estudo da Ciência Política que tem como objeto a política, os sistemas políticos e qualquer tipo de organização humana que promova atividades de justiça e poder, enquanto que a Teoria do Estado tem como objeto os fenômenos do Estado, em caráter mais estrito.
    A diferenciação existe para que se possa desenvolver um estudo mais apurado e sistematizado sobre os fenômenos do estado.
    Importante, pois há formação de uma base sólida para a compreensão do direito Constitucional além nos colocar aptos a entender a realidade de poder posta.
    Carlos 1º Período Direito Vespertino

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito bem vindo!