quarta-feira, 19 de maio de 2010

Acrescentando algo ao trabalho de Diogo, segue uma lição do Tim Ferris (confiram a referência no final):

COMO LER 200% MAIS RÁPIDO EM 10 MINUTOS

Timothy Ferris

Haverá horas em que, é verdade, você precisará ler. Eis aqui quatro dicas simples que reduzirão o dano e aumentarão sua velocidade de leitura em pelo menos 200% sem nenhuma perda de compreensão:

1. Dois minutos: Use uma caneta ou um dedo para correr sob cada linha lida o mais rapidamente possível. Durante a leitura, você faz uma série de saltos visuais (chamados sacadas), e usar um guia visual evita regressão.

2. Três minutos: Comece a ler cada linha focando na terceira palavra a partir da primeira, e termine cada linha focando na terceira palavra a partir da última. Isso faz com que você use sua visão periférica que, de outra forma, é desperdiçada focando apenas as margens. Por exemplo, mesmo se as palavras em destaque na frase a seguir forem seus pontos focais, inicial e final, a frase tida é "lida", mas agora fazendo menos movimentos com os olhos.

"Era uma vez, um viciado em informação que decidiu se desintoxicar."

Aproxime-se do centro cada vez mais conforme for ficando fácil.

1. Dois minutos: Assim que for confortável suprimir a leitura direta de três ou quatro palavras de cada lado, tente fixar a visão apenas duas vezes por linha, na primeira e na última palavra que você destacar.

2. Três minutos: Pratique ler o mais rápido que conseguir sem prejudicar a compreensão, mas utilizando boa técnica (as três acima, por exemplo) por cinco páginas, para encontrar uma velocidade confortável de leitura. Isso aumentará sua percepção e redefinirá seu limite de velocidade, tal qual sentimos normalmente que estamos rápidos a 80 km/h, mas essa mesma velocidade parece câmera-lenta se tivermos acabado de reduzir de 110 km/h numa rodovia.

Para calcular sua velocidade de leitura, em palavras por minuto (PPM) – e conseqüentemente seu progresso -, em um determinado livro, some o número de palavras em dez linhas e divida por dez, para ter a média de palavras por linha. Multiplique este valor pelo número de linhas por página e você terá o número médio de palavras por página. Agora é simples. Se você inicialmente lia 1,25 página por minuto em uma média de 330 palavras por página, isso significa que você lia 412,5 palavras por minuto. Se, depois do treinamento, você lê 3,5 páginas por minuto, isso são 1155 palavras por minuto e você está entre o 1% da humanidade que lê mais rápido.

Copiado de:

FERRIS, Timothy. Trabalhe 4 horas por semana: fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico. São Paulo: Planeta, 2008. 317p. p.93-94.

Pelo título dá pra notar que é um livro de auto-ajuda, não? Ele traz um monte de dicas interessantes sobre economia de tempo, além do quê, o título é incrível!

3 comentários:

  1. Tentem essas dicas e me digam se deu resultado com vocês.
    ;o)
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  2. Que legal!Eu ainda demoro muito pra ler os textos e sempre tenho que tirar o dia todo pra ler os textos mais longos.Vou treinar minha visão periférica!

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm demoro muito para ler os textos mais complexos, para entender direitinho. Pra mim, acho que essas dicas servem mais para os textos de linguagem mais simples, mas já acelera a leitura, ganhando tempo! Legal :)

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito bem vindo!