quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Para quem obteve 16 ou mais pontos no primeiro bimestre

Olá senhores!
Como já havia dito em sala de aula, vou abrir uma possibilidade diferente para a avaliação do 2º bimestre.
A possibilidade é para os alunos que obtiveram 16 ou mais pontos no primeiro bimestre, somando as notas do case e da prova.
Estes alunos poderão, se quiserem, entregar fichas de leitura dos três textos que serão objeto de avaliação no segundo bimestre.
Essas fichas deverão ser entregues no dia 17 de novembro (3ª feira), no horário da aula.

Os textos a serem fichados são os seguintes:
BERCOVICI, Gilberto. Constituição e política: uma relação difícil. Revista Lua Nova, n.61, 2004. p.5-24.
MACIEL, Débora Alves; KOERNER, Andrei. Sentidos da judicialização da política: duas análises. Revista Lua Nova, n.57, 2002. p.113-134.
BRASIL. Justiça Federal. 6ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão. Ação Civil Pública n. 2008.37.00.006353-9. Ministério Público Federal versus Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE. Juiz Newton Pereira Ramos Neto. São Luís, 28 de outubro de 2008.


As fichas devem conter:
Nome do autor - Disciplina - turno - data
Referência do texto fichado
---------------------------------------------------------- linha
Síntese do conteúdo (com indicação de páginas)
Comentários (em negrito, com indicação de páginas se for o caso)
 
OBS 1: a síntese e o comentário podem vir misturados ou em itens distintos, conforme seja mais fácil para cada um.
OBS 2: para cada dez páginas de texto, produzam uma página de ficha, lembrem, é um exercício de síntese.
OBS 3: não quero citações na ficha.
 
Abraços a todos,
Rodrigo.

19 comentários:

  1. Rodrigo, pode fazer em tópicos como vc mostrou em sala?
    Cada tópico deve ter um comentário?
    E qual será a data da entrega?


    Karina.

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  2. Oi Karina.
    A entrega é dia 17/11 (3ª), no horário da aula.
    Pode fazer em tópicos, sem problema.
    Não é necessário comentar todos os itens da síntese.
    Comente só o que despertar alguma idéia interessante.
    Abraço,
    Rodrigo.

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  3. Professor tu poderias fazer uma atividade de "recuperação" também.

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  4. Quem tiver olhos e ouvidos, que veja e ouça:

    "Vede pois, como é que ouvis. Porque ao que tiver lhe será dado; e ao que não tiver até aquilo que julga ter lhe será tirado."
    Lucas 8:18

    "Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará. Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem."
    Marcos 4:24

    A atividade de recuperação, para quem não atingiu 16 pontos, é estudar para a segunda prova.

    Abraços,
    Rodrigo.

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  5. e o espaçamento deve ser 1,5 ou simples mesmo?

    Karina

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  6. Rodrigo,
    Já que não é pra conter citação, eu devo colocar apenas a ideia principal de cada página nos tópicos é?

    bj

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  7. O espaçamento é simples, não é?

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  8. Professor, e como eu faço quando for explicar alguma teoria? isso não acaba sendo uma citação indireta?
    Outra coisa, vc pode explicar o que é o efeito erga omnes?


    Mylla

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  9. AShaushauhsuahusauhs...
    muito massa essa resposta!

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  10. Olá, RUANA
    Professor, tenho algumas duvidas sobre o texto de Gilberto Bercovici, uma delaS é a respeito das Teorias Procedimentais segundo Roberto Alexy. Não entendi quando ele fala que essa teoria se "caracteriza pela plasticidade, nela cabe tudo".
    Outra coisa, há uma diferença entre Teoria Procedimental e Teria Processual né? me explica melhor esse item.
    Agradeço a você pelo esclarecimento.
    Abraços.

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  11. Rodrigo caracteriza melhor teoria da constituição dirigente,não entendi muito...obrigado!

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  12. Oi gente!
    A ficha não tem tamanho de fonte ou espaçamento definido. Fiquem à vontade.
    O foco das teorias procedimentais é a concepção da constituição como definidora das regras do jogo político, não de seu conteúdo. Daí nelas caber tudo.
    Constituição dirigente é a que consagra em seu próprio texto as opções políticas do país. Por isso se diz que ela acaba esvaziando o espaço político propriamente dito.
    Abraço,
    Rodrigo.

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  13. prof agradeceria se enviasse o conceito de autocenteção e voluntarismo político

    LILIANE

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  14. Oi Liliane!
    AUTOCONTENÇÃO é a idéia de que compete a autoridade, em muitos momentos, definir com moderação o limite da própria atuação, não extrapolandopara não ofender o equilíbrio entre os poderes.
    VOLUNTARISMO POLÍTICO é o engajamento político de alguns agentes do judiciário e ministério público, que consideram ser seu dever ir além de uma interpretação mais limitada e formal de suas atribuições.
    Atrevo-se a dizer que os dois conceitos são antagônicos.
    Abraço,
    Rodrigo.

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  15. Professor a prova de segunda chamada da segunda avaliação será na segunda-feira dia 30/11? e o conteudo consistirá nos três textos utilizados no fichamento?

    Saudações
    Luis Diego

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  16. A segunda chamada é segunda feira.
    O conteúdo é o mesmo da prova que não foi feita.
    Raquel Kritsch e Bresser-Pereira para o primeiro bimestre.
    Bercovici, Andrei e Débora, Ramos para o segundo bimestre.
    Abraço,
    Rodrigo.

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  17. Professor, a prova referente ao 1º bimestre vai ser mais objetiva, ou vai ser como foi a primeira cm um texto e todas as perguntas relacionando com o texto dado por vc??
    Abraços.

    Ruana Talita

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  18. Professor o Sr. pode disponibilizar uma correção da segunda prova aqui no blog, pra gente ter uma idéa do desempenho e/ou entregar o mais rapido possivel, pra evitar que a gente fique indo toodo dia na undb, após a realização das provas so para receber resultados. Podiamos marcar ou na quinta ou na sexta após o termino das aulas, as cinco e meia, que tal?hehe é um proposta!!!!! Eu ficaria muito agradecida :)

    Atenciosamente,

    Susane

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  19. Pessoal, vou devolver as notas na data marcada no plano de ensino, no horário da aula.
    Abraços,
    Rodrigo.

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