quarta-feira, 19 de maio de 2010

Acrescentando algo ao trabalho de Diogo, segue uma lição do Tim Ferris (confiram a referência no final):

COMO LER 200% MAIS RÁPIDO EM 10 MINUTOS

Timothy Ferris

Haverá horas em que, é verdade, você precisará ler. Eis aqui quatro dicas simples que reduzirão o dano e aumentarão sua velocidade de leitura em pelo menos 200% sem nenhuma perda de compreensão:

1. Dois minutos: Use uma caneta ou um dedo para correr sob cada linha lida o mais rapidamente possível. Durante a leitura, você faz uma série de saltos visuais (chamados sacadas), e usar um guia visual evita regressão.

2. Três minutos: Comece a ler cada linha focando na terceira palavra a partir da primeira, e termine cada linha focando na terceira palavra a partir da última. Isso faz com que você use sua visão periférica que, de outra forma, é desperdiçada focando apenas as margens. Por exemplo, mesmo se as palavras em destaque na frase a seguir forem seus pontos focais, inicial e final, a frase tida é "lida", mas agora fazendo menos movimentos com os olhos.

"Era uma vez, um viciado em informação que decidiu se desintoxicar."

Aproxime-se do centro cada vez mais conforme for ficando fácil.

1. Dois minutos: Assim que for confortável suprimir a leitura direta de três ou quatro palavras de cada lado, tente fixar a visão apenas duas vezes por linha, na primeira e na última palavra que você destacar.

2. Três minutos: Pratique ler o mais rápido que conseguir sem prejudicar a compreensão, mas utilizando boa técnica (as três acima, por exemplo) por cinco páginas, para encontrar uma velocidade confortável de leitura. Isso aumentará sua percepção e redefinirá seu limite de velocidade, tal qual sentimos normalmente que estamos rápidos a 80 km/h, mas essa mesma velocidade parece câmera-lenta se tivermos acabado de reduzir de 110 km/h numa rodovia.

Para calcular sua velocidade de leitura, em palavras por minuto (PPM) – e conseqüentemente seu progresso -, em um determinado livro, some o número de palavras em dez linhas e divida por dez, para ter a média de palavras por linha. Multiplique este valor pelo número de linhas por página e você terá o número médio de palavras por página. Agora é simples. Se você inicialmente lia 1,25 página por minuto em uma média de 330 palavras por página, isso significa que você lia 412,5 palavras por minuto. Se, depois do treinamento, você lê 3,5 páginas por minuto, isso são 1155 palavras por minuto e você está entre o 1% da humanidade que lê mais rápido.

Copiado de:

FERRIS, Timothy. Trabalhe 4 horas por semana: fuja da rotina, viva onde quiser e fique rico. São Paulo: Planeta, 2008. 317p. p.93-94.

Pelo título dá pra notar que é um livro de auto-ajuda, não? Ele traz um monte de dicas interessantes sobre economia de tempo, além do quê, o título é incrível!

terça-feira, 18 de maio de 2010

COMO LER MAIS RÁPIDO E MELHOR

Diogo Victor Martins Pina*
O material que Diogo enviou está disponível online, seguem os links para os textos que ele compilou, os comentários são meus.
http://cursosetutoriais.blogspot.com/2009/03/flash-reader-aprenda-ler-mais-rapido.html
Trata-se da apresentação de um software de aprendizado de leitura dinâmica, chamado Flash Reader, de autoria de Robert Abraham. Infelizmente o link para download não está funcionando e o texto de apresentação não contém informação de interesse.
http://www.aprendendoingles.com.br/artigos/shtml/como_ler.shtml
Esse link leva para um texto de Rubens de Queiroz de Almeida que recomenda ler mais rápido quando a compreensão do que está sendo lido for menor. A explicação dele vale a leitura. O site é destinado ao ensino de inglês e contém material interessante.
http://forum.guiadohacker.com.br/showthread.php?p=26991
Este link leva para o texto, mas parece tratar-se de plágio. De toda forma, traz algumas dicas. Vou sintetizá-las:
a) criar metas de leitura, em páginas, isso acelera a leitura ao final da meta e cria motivação;
b) use o dedo ou um lápis como guia, percorrendo as linhas com ele, serve como estímulo à aceleração;
c) não se mexa muito e não se distraia, isso vai ajudar a manter o foco na leitura.
http://www.algosobre.com.br/leitura-dinamica
http://www.algosobre.com.br/memorizacao/
Links que levam para cursos sobre leitura dinâmica e memorização, respectivamente. O material todo tem cerca de 40 páginas. Achei interessante, mas o aprendizado requer treino e repetição.
* Acadêmico do Curso de Administração da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco/UNDB.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ativismo judicial ou criação judicial do direito?

Amigos,
O texto a seguir remete a uma discussão que me é muito cara em nossa disciplina, dêem uma olhada e comentem.
Eis o link, copiem e colem em seu navegador: http://www.osconstitucionalistas.com.br/ativismo-judicial-ou-criacao-judicial-do-direito
Abraços,
Rodrigo.